A pele do bebê no verão
O verão é a estação do ano em que a grande maioria das famílias se reúnem para tirar férias. Aí a alegria está feita. Praia, areia, piscina, rios e tudo mais que possa existir para se refrescar vem com esta estação. A exposição ao sol é garantia na certa. Agora é hora de cuidar da pele, pois ela será o órgão mais afetado por esta estação. Com isso, a pele do bebê no verão, exigirá cuidados extras dos papais e mamães.
Pensando nisso, trouxe algumas dicas de como cuidar da pele do seu bem mais precioso nesta época tão especial do ano. Para que suas férias e tempo em família se tornem uma doce lembrança e não momentos de angústia, cuidar da pele do bebê se torna requisito primário na lista de cuidados. Quais cuidados então eu preciso ter?
Cuidados com a pele do bebê no verão
1 – Não se exponha nos horários de maior incidência solar
Prefira os horários antes das 10h da manhã e após as 4h da tarde para se expôr ao sol com seu bebê. A janela de tempo que existe neste intervalo é prejudicial à pele de qualquer pessoa, devido a maior incidência dos raios Ultra Violetas (UV). Desta forma, mesmo que seu filho esteja com protetor solar, não é recomendado que seja exposto ao sol.
Crianças até 3 anos de idade, ainda não possuem seu sitema de defesa cutâneo completo. Desta forma, a exposição aos raios UV é ainda mais prejudicial à eles. Danos à pele dessas crianças seriam causados com até menos de 10 minutos de exposição.
2 – Banho de água quente está descartado
A água, quando está quente demais, se torna prejudicial à hidratação da pele. Isso porque ela remove a camada de gordura natural de nossa pele, que serve para sua proteção. Então, se você tem o hábito de dar banhos quentes em sua criança, pare agora mesmo.
Banhos frios ou mornos são os recomendados para esta época do ano. Para secar a pele do seu bebê, use toalhas macias e não se esqueça de secar bem nas dobrinhas do seu fofuxo, pois fungos podem querer se instalar nessas regiões.
3 – O protetor solar é seu aliado. Pergunte ao pediatra!
Até os seis meses de idade, o bebê não pode fazer uso do protetor solar, pois esse pode trazer o desenvolvimento de alergias. Nós com certeza não queremos isso! Mas após essa idade, o uso é recomendado, mas com uma ressalva. Consulte um pediatra ou médico da sua Unidade Básica de Saúde, para saber qual produto é recomendado para a pele do bebê.
Um fator de proteção acima de 30 costuma ser suficiente. Se sua criança tem uma pele mais sensível, pode ser necessário o uso de cremes com mais FPS. Por esta razão a consulta ao pediatra ou dermatologista é imprecindível. Não se arrisque comprando por conta própria na farmácia.
4 – Use roupas adequadas para a estação
Como falei anteriormente, bebês de até 6 meses não podem usar protetor solar. E crianças não devem ser expostas ao sol nuas ou com roupas de banho, como maiôs e sungas. O que fazer então? Abuse de roupas leves, de preferência que seja de fibra natural, como o algodão. Quando sair ao sol que essa roupa seja um pouco mais grossa, para auxiliar no bloqueio dos raios UV.
Existem roupas que são próprias para banhos de piscina. São peças de manga longa e com tecido que inibi os raios UV. Se possível, não se esqueça dos chapéus, bonés e óculos de sol que estejam de acordo com o tamanho da criança. E como dito anteriormente: nunca, jamais, em hipótese alguma exponha seu filho ao sol no horário que não é recomendado. Para lembrar, esse horário é entre 10H e 16H. Mantenha sua criança na sombra e água fresca.
5 – Kit para a pele do bebê no verão
O verão exige que nosso cuidado seja redobrado com essa pelezinha macia que amamos acariciar. Para isso, tenha sempre em mãos lenços umedecidos, shampoo e sabonete neutro, cremes hidratantes e protetor solar.
Para que seu passeio seja mais completo ainda, não se esqueça de manter seu bebê hidratado e ofereça à ele alimentos leves e saudáveis. Abuse das frutas da estação, pois a digestão será mais fácil. Agora é só curtir a praia oua piscina em família e ter muitas lembranças boas desse tempo tão precioso.