Boa Alimentação e Longevidade | Amor e Sabedoria

 

Já dizia Hipócrates: “Que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”. Esta frase célebre foi escrita há milhares de anos atrás e com toda certeza nunca fez tanto sentido como nos dias de hoje. Já falei anteriormente aqui sobre hábitos saudáveis. Gosto deste tema em que boa alimentação e longevidade caminham juntos.

Vivemos cada vez mais dias que escorrem por entre nossos dedos. Nosso tempo está escasso e não temos tempo para nada. Sendo assim, para darmos conta de fazer cumprir a agenda, vamos fazendo pequenas concessões em nosso estilo de vida, a fim de abarcar nossa rotina corrida.

Com isso, os fast foods ganham espaço em nossas refeições ao invés de uma boa alimentação preparada de maneira simples e apetitosa. Desta forma, nossa qualidade de vida cai de sobremodo alarmante. Aí não dá para querer ser longevo, pois as chances de morte precoce aumentam.

Estudo sobre Boa Alimentação e Longevidade

No começo deste mês, a áera de medicina da Universidade de Harvard divulgou um estudo que faz a correlação entre uma boa alimentação e longevidade. Constatou-se que pessoas que mantem uma dieta equilibrada apresentam menores chances de morrer de doenças cardiovasculares ou respiratórias e inclusive câncer. Este estudo foi publicado no “JAMA Internal Medicine”.

Durante um período de 36 anos, foram coletados dados de 75 mil mulheres e 44 mil homens. Quando o estudo iniciou, nenhum participante tinha diagnóstico de alguma das doenças citadas e a cada 4 anos preenchiam relatórios sobre seus hábitos alimentares. Visto que os dados foram compatíveis com as Diretrizes Dietéticas para Americanos. Eles seguem dietas diferentes como por exemplo, a dieta mediterrânea ou a base de plantas. Todavia dão preferências as refeições que incluam grãos, frutas, legumes e verduras.

A revista científica “Clinical Gastroenterology and Hepatology” demonstrou ainda que o consumo de fast food vem sendo associado a um quadro de doença hepatológica gordurosa não alcoólica, que por fim pode evoluir para uma cirrose ou câncer de fígado.

Há Vida na Alimentação Edênica

Como filhos de Deus, sabemos que fomos criados com um propósito maior do que este em que nos colocou o pecado. Com certeza, se houve um tempo em que devemos cuidar de nossa alimentação, esse tempo é agora.

Ellen White diz assim: “Deus deseja que os homens cultivem a força de caráter. Os que são meramente oportunistas não são os que receberão uma rica recompensa futura. Ele deseja que os que trabalham em Sua causa sejam homens de fina inteligência e aguda percepção. Devem ser temperantes no comer; comidas ricas e condimentadas não devem ser colocadas em suas mesas; e quando o cérebro é constantemente sobrecarregado, e há falta de exercício físico, devem comer com parcimônia, mesmo em se tratando de alimentos simples. A clareza de mente e firmeza de propósito de Daniel, sua força de intelecto na aquisição de conhecimento, deveram-se em grande parte à simplicidade de seu regime alimentar, associado à sua vida de oração”. Testimonies, vol. 4, págs. 515 e 516.

Sendo assim: “Cereais, frutas, nozes e verduras constituem o regime dietético escolhido por nosso Criador. Estes alimentos, preparados da maneira mais simples e natural possível, são os mais saudáveis e nutritivos. proporcionam uma força, uma resistência e vigor intelectual, que não são promovidos por uma alimentação mais complexa e estimulante.” A Ciência do Bom Viver, págs. 295 e 296.

Cuidar de nossa qualidade de vida, inegavelmente será melhor do que tratar uma doença. Opte por uma boa alimentação e tenha muitos anos de vida para louvar o Seu Criador.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *