José Mourinho acusado de manipulação na polémica com Vinicius Jr

José Mourinho está a ser alvo de críticas depois das declarações prestadas na sequência da derrota do Benfica frente ao Real Madrid (0-1), na primeira mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, no Estádio da Luz. Em causa estão as palavras do treinador encarnado sobre Vinícius Júnior.
A Kick It Out, organização britânica de combate à discriminação no futebol, divulgou um comunicado que em Inglaterra está a ser interpretado como uma reação direta às afirmações de Mourinho relativas ao alegado episódio de racismo entre Gianluca Prestianni e Vinícius Jr., ocorrido ao minuto 50, após o golo que decidiu o encontro.
No texto, partilhado na rede social X, pode ler-se: «Quando alguém denuncia discriminação no futebol, ou em qualquer outro lugar, a primeira prioridade é que essa pessoa seja ouvida e se sinta apoiada. Focar na comemoração do golo de Vinicius Jr. ou na história do clube, em vez de reconhecer a denúncia, é uma forma de manipulação psicológica».
A organização acrescenta ainda: «Essa abordagem não só prejudica a pessoa afetada, como também transmite uma mensagem errada a outras pessoas em todo o mundo que possam ter passado por situações semelhantes. Os líderes do futebol têm um papel crucial na definição de padrões, e momentos como este exigem uma liderança responsável que reforce o respeito, a inclusão e a responsabilização. Esperamos uma investigação aprofundada sobre este incidente, com a responsabilização adequada associada ao resultado».
Após o encontro, questionado sobre se o festejo de Vinícius teria provocado a reação dos adeptos benfiquistas, Mourinho concordou: «Provocou os adeptos? Sim, acredito que sim. Estes talentos são capazes de fazer coisas lindas, mas infelizmente ele [Vinicius Júnior] não se contentou em marcar aquele golo espetacular. Disse-lhe que quando marcas um golo daqueles, celebras de forma respeitosa e pronto. Quando ele estava a queixar-se de racismo, disse-lhe que a pessoa mais importante na história deste clube é negro. Quanto às palavras que eles trocaram, Gianluca Prestianni com Vinicius, eu quero ser independente».
Já em conferência de imprensa, reforçou a crítica ao internacional brasileiro: «Ao Vinícius, no campo, disse-lhe: ‘Marcaste um golo do outro mundo, por que festejas assim? Por que não celebras como celebrava Di Stéfano, Pelé ou Eusébio? Por que não celebras o golo só com a alegria de ser um jogador do outro mundo?’ Acontece sempre com o mesmo, é a única coisa que não me entra».







