Eis o que falta para Portugal ter 3 equipas na Liga dos Campeões

Portugal está a um triunfo de assegurar matematicamente o sexto lugar do ranking UEFA, posição que permitirá passar a contar, a partir de 2027/28, com três clubes na Liga dos Campeões (dois diretamente na fase principal e outro na pré-eliminatória), ultrapassando definitivamente os Países Baixos.
O cenário tornou-se favorável após a derrota do AZ Alkmaar na Arménia frente ao Noah (0-1), na primeira mão do play-off da Liga Conferência. A equipa neerlandesa é a única sobrevivente do país nas competições europeias, depois das eliminações de Ajax e PSV na Champions e de Feyenoord, Utrecht e Go Ahead Eagles na Liga Europa.
Mesmo com o desaire do Benfica em casa diante do Real Madrid (0-1), as águias ainda podem garantir desde já essa meta se vencerem no Bernabéu, independentemente de seguirem ou não para os oitavos de final.
Caso os encarnados não ganhem em Madrid, Portugal também confirmará o sexto posto se o AZ for eliminado na segunda mão. Se, pelo contrário, os neerlandeses seguirem em prova e o Benfica cair, então caberá a Sporting (Champions), FC Porto ou SC Braga (Liga Europa) conquistar pelo menos uma vitória nos oitavos de final de março para fechar definitivamente as contas.







