(VÍDEO) Rio Ferdinand sem meias-palavras e chamou de tudo a Prestianni após a polémica com Vinícius

O antigo internacional inglês reagiu à polémica do Benfica–Real Madrid, referente à primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da UEFA Champions League, disputado no Estádio da Luz e vencido pelos espanhóis por 1-0.
Num vídeo partilhado nas redes sociais, Ferdinand começou com ironia ao abordar as tentativas de justificar os alegados insultos racistas dirigidos a Vinícius Júnior. «A culpa é do Vinícius Jr. Ele não deveria festejar daquela forma. Foi ele quem trouxe isso para ele próprio. Nem acredito que ele festeja assim, não deveria fazer isso, é por isso que as pessoas falam dele. É por isso que recebe este tipo de tratamento, é por isso que as pessoas não gostam dele», afirmou, num tom sarcástico.
De seguida, o ex-central do Manchester United rejeitou qualquer tentativa de desculpabilização: «Vá lá… como é que ainda continuamos aqui sentados a falar de racismo quando se tenta justificar quando alguém diz algo racista? “Porque a culpa é do Vini. Se o Vini não tivesse feito isso, o rapaz não diria aquilo”. Não aceito, não podemos aceitar isso. O futebol é chamado de jogo bonito porque é um jogo bonito, mas este tipo de lixo é um retrocesso grande. As autoridades têm de ser mais fortes nestas coisas.»
Ferdinand mostrou-se ainda incompreendido com as críticas aos festejos do brasileiro: «Não percebo como estamos a tentar justificar o comportamento pobre de alguém, a sua ignorância, a sua estupidez. Apenas porque alguém marcou um golo incrível, um golo espetacular e festejou-o. Os festejos fazem parte do jogo.» O inglês recordou que celebrar com os adeptos sempre foi uma imagem marcante do futebol, dando como exemplo o antigo avançado camaronês Roger Milla, e lamentou que se esteja a “tirar a parte boa do jogo”.
Sobre o momento em que Kylian Mbappé terá afirmado ter ouvido o alegado insulto, Ferdinand questionou: «Porque tapou a boca? Normalmente tapa-se a boca quando há algo a esconder. Se vais dizer: “Vinícius, para de ser idiota”, não vais tapar a boca… É nojento, repugnante.»
A concluir, o antigo defesa considerou que um grande momento futebolístico acabou manchado: «Tens um grande jogador que fez um golo, que deixou o estádio chateado, sim, mas pessoas em todo o mundo ficaram ‘wow’, e foi tudo arruinado pelo comportamento de um indivíduo estúpido.»







