Desporto / Comunicação Social

Tensão entre Benfica e CMTV leva a intervação do CNID

Associação que regula profissionais ligados à área do jornalismo desportivo repudia os comportamentos do assessor de imprensa das águias

Benfica tem tido um início de semana repleto de polémicas. Depois dos incidentes que aconteceram na partida frente ao Real Madrid, aos quais o Clube já reagiu, as águias também lidam com uma crise de relações públicas com o Grupo Medialivre, por causa da CMTVo que levou a uma tomada de posição da parte do CNID.

Associação dos Jornalistas de Desporto veio a público condenar as atitudes do assessor de imprensa do Benfica, Gonçalo Guimarães, para com o jornalista da CMTV. Segundo a mesma fonte, os comportamentos em questão revelam “atitudes que só podem fazer regredir a democracia e o movimento desportivo“.

“Um jornalista da CMTV gravou um assessor de imprensa do SL Benfica a ameaçá-lo e a admitir que lhe bateu e que lhe continuaria a bater. A razão era apenas o jornalista tentar fazer o seu trabalho“, pode ler-se no início do comunicado emitido pelo CNID.

“A tentativa de controlo da informação por parte dos clubes atinge, assim, novos patamares extremos. O que diz o assessor de imprensa do Benfica e antigo jornalista Gonçalo Guimarães é inaceitável e a CMTV já anunciou uma queixa-crime, no que pode contar com o apoio inabalável do CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto”, acrescenta a mesma fonte.

“Os clubes mais importantes – mas não só esses, diga-se – arrogam-se direitos que não têm e felizmente não podem ter. Em espaços públicos, os jornalistas têm direito a fazer o seu trabalho, fazendo perguntas, a que os atletas podem não responder, como é óbvio. Um dia os atletas vão ser capazes de impedir os clubes de os tratarem como crianças, porque isso prejudica, desde logo, a imagem social do próprio atleta. E hoje a imagem tem um valor que os protagonistas do desporto devem defender, no seu próprio interesse“, escreve a Associação de Jornalistas do Desporto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo