Plantas na decoração da sala
A decoração dos nossos lares faz toda a diferença no dia a dia. Um lar aconchegante pode mudar o nosso humor e nos trazer bem estar. As plantas para sala estão aí para isso. Elas deixam o ambiente mais bonito e agradável. Também oferecem uma maneira de trazer elementos da natureza para dentro de casa. Plantas na decoração da sala são ideais para quem não tem quintal ou sacada. A seguir, vamos ver algumas plantas que ficariam lindas na sua sala.
Qual planta escolher para a sala?
Você sempre quis ter uma planta para chamar de sua, mas achava que para isso precisaria de espaço? Não se preocupe mais, pois existem plantas que se adaptam muito bem dentro de casa. Confira:
Samambaia
A samambaia é uma opção certeira para a sala. Tem tudo a ver com um clima tropical. Ela tem bastante volume e fica perfeita naquele espaço vazio do seu cômodo. A planta gosta de meia-sombr, pois pode queimar as folhas ao receber claridade intensa. Um ambiente mais úmido e escuro é a preferência da samambaia. Existem diversas espécies de Samambaia. Se você for criativa, pode criar um arranjo de diferentes tipos da planta em uma parede verde ou mesmo suspensas no teto.
Espada de São Jorge
A Espada de São Jorge é uma das plantas mais utilizadas em interiores. Ela pode ser vista em pequenos tamanhos sobre balcões ou então com longas folhagens em vasos no chão. Ela é de fácil manutenção, necessitando de iluminação média. É necessário regá-la quando seu solo estiver ficando seco. Também é possível utilizá-la acompanhada de outras plantas em uma composição, mas ela sozinha dá conta de fazer um espetáculo.
Rhipsalis
Devido à sua delicadeza, essa planta fica linda se usada como pendente ou sobre um móvel. Ela tem ramos fininhos e que se apoiam nas laterais do vaso e vão se aglomerando conforme a Rhipsalis cresce em formato de cascata. Iluminação direta ou regagem diária não são necessárias, por isso é ótima para o interior. Durante o verão ela produz frutos. São pequenas bolinhas brancas ou rosas nas pontas, trazendo ainda mais beleza ao ambiente.
Maranta
Essa planta de folhas verdes com riscos rosas ou brancos é menos conhecida que as outras, mas é uma ótima opção para decorar sua sala. De porte médio, pode ser utilizada em vasos no chão ou sobre algum móvel. O charme dessa planta está nos detalhes das folhas fazem toda a diferença. Como as demais plantas, elas também são de fácil cuidado. Não necessitam de luz direta, apenas de um espaço arejado e rega diária. Desta forma, fica impossível não se apaixonar por ela!
Jiboia
A Jiboia é a planta certa se você gosta mesmo das plantas pendentes. Ela forma aquele belo arranjo que desce pela parede ou pelos móveis. Suas folhas manchadas e em formato de coração são um charme. A sua manutenção também é super simples, pois ela se dá bem tanto com o sol como quanto com a sombra. Sua cor varia desde verdes claros e escuros até os tons mais amarelados. Essa variedade de cores se deve pela incidência de luz e da idade da planta.
Costela de Adão
Falando em plantas na decoração da sala, a Costela de Adão é uma boa pedida, pois é a planta da moda. Ela é perfeita para salas mais minimalistas. O seu nome se deve ao fato de sua folagem lembrar o formato de costelas de verdade. Para quem tem bastante espaço, pode comprá-las já em tamanhos grandes. Ou para quem tem pouco espaço, pode adquirir uma “baby” para ter em um vaso de porte médio. Ela pode ser utilizada na sala por não exigir iluminação constante. Por fim, a água é ideal de duas a quatro vezes na semana.
Palmeira Areca
Uma palmeira dentro da sua sala te proporcionará um clima de selva. É uma planta de porte grande. Suas folhas são longas e finas, podendo chegar até o teto. Seus cuidados são básicos, basta mantê-la adubada e regada. A iluminação aqui não é específica, pois ela pode ficar tanto sob iluminação constante ou sombra. É uma bela planta para decoração da sala.
Antúrio
O Antúrio é uma ótima opção para quem gosta de flores na sala. Além de que ele une a beleza das flores e a facilidade de cuidados das folhagens. Apesar da vermelha ser a mais comum, a variedade de tonalidades dessa planta é imensa. Desta forma, essa característica a torna perfeita para enfeitar aquela mesa de centro, uma prateleira espaçosa ou sobre um aparador. Necessita de água até quatro vezes na semana e ela não pode ser deixada em contato direto com o Sol.
Agora que você já conhece um pouco dessas plantas maravilhosas, que tal escolher uma bem bonita para a sua sala? Afinal, plantas na decoração da sala são um charme, como você já aprendeu. Mas caso você se sinta empolgada, pode montar um lindo jardim interno na sua casa.