
Para celebrar seus 10 anos desde sua fundação em março de 2013, o projeto Xiquitsi optou por apresentar 10 concertos ao longo do ano de 2023.
As comemorações serão divididas em três séries, sendo a primeira composta por três concertos nos dias 27, 28 e 29 de abril.
O primeiro concerto será uma apresentação de gala no Conselho Municipal de Maputo, no dia 27 de abril, às 19h.
No dia seguinte, também às 19h, o concerto será realizado no Centro Cultural Franco-Moçambicano e, por fim, no dia 29 de abril, às 16h, na Sé Catedral de Maputo.
Em um comunicado à imprensa, o projeto Xiquitsi anunciou que a primeira série de concertos apresentará novidades, com destaque para a obra “Moya-quinteto de cordas”, escrita pelo ex-aluno e atual professor do Xiquitsi, Estêvão Chissano.
Isso demonstra um dos resultados visíveis do crescimento do projeto ao longo dos anos.
Durante esses 10 anos, o Xiquitsi teve um grande desenvolvimento, oferecendo ensino de instrumentos de cordas, sopros, percussão e também reparação e construção de instrumentos musicais.
Atualmente, o projeto é uma verdadeira incubadora de talentos, com alunos em formação no ensino superior em Moçambique e no exterior, incluindo Portugal e Itália.
Além disso, o projeto contribuiu para a formação de mão de obra nas instituições de ensino de música no país, que é um dos principais objetivos da sua criação.
Outro marco importante foi a colaboração com vários artistas nacionais e estrangeiros ao longo desses anos.
O Xiquitsi também expandiu suas iniciativas para o norte de Moçambique, incluindo as províncias de Nampula (Ilha de Moçambique e Cidade de Nampula) e Cabo Delgado (Pemba), por meio do projeto Cantate.
O projeto Xiquitsi foi fundado em março de 2013 pela Kulungwana – Associação para o Desenvolvimento Cultural e conta com mais de 225 alunos, entre crianças e jovens.